Por que sua marca precisa ser relevante?

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Todo empreendedor precisa ter um conhecimento básico sobre o que envolve o desenvolvimento de uma marca e sua identidade. Afinal, ela será construída com o intuito de cativar seu público e trazer os resultados almejados. E por esse motivo, o propósito e valores da empresa devem ser transmitidos de forma clara e consistente através da marca.

O que ocorre é que por diversas vezes isso não é levado em consideração no momento do desenvolvimento da marca do negócio, somente é pensado no seu impacto visual. Por esse motivo, muitas empresas sofrem com uma marca que não transmite credibilidade e confiança, e com isso, perdem tempo e dinheiro.

E quando falamos da importância da construção de uma identidade visual estratégica, estamos reforçando que um dos objetivos desse processo é de que as pessoas precisam olhar para a sua marca com a mesma paixão que você, não somente pelo visual, mas pelo “pacote completo”. 

Então vamos falar um pouco sobre as etapas desse caminho da construção de uma marca…

Falando sobre Naming

Naming é o termo que usamos no marketing para falar sobre a estratégia de construção de nome de empresas. E por mais “simples” que possa parecer, esse processo pode ser um grande desafio devido a alguns pontos fundamentais, como ser exclusivo. Não adianta pensar em um nome bonitocriativofácil de ser fixado na mente do consumidor, perfeito para seu negócio (entre tantos outros fatores) se já for utilizado por outra empresa! Você pode até pensar, “mas na minha cidade não existe outra empresa com esse nome”, mas então você não pensa em crescimento para seu negócio?

O mundo dos “registros” vai muito além de um @ para redes sociais, um domínio de site ou cadastro de e-mail. O nome precisa estar disponível para a sua categoria no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), aliás, esse processo precisa ser realizado com o apoio de uma empresa especializada em registro de marcas. Mas iremos voltar a falar melhor sobre esse assunto!

Falando sobre Branding

Branding é a gestão das estratégias de marca, está relacionada ao propósito, valores, identidade e posicionamento. É a partir desta etapa que uma marca consegue ser planejada, estruturada, gerida e promovida de forma eficiente. Afinal, todos esses processos que fazem parte da gestão da marca têm como objetivo torná-la mais desejada e positiva na mente de seus clientes e do público geral.

Falando sobre Marca e sua identidade

Uma marca não é só um logotipo, um nome e sua identidade visual. Refere-se a tudo que define missão e valores de uma empresa, é um conjunto de sentimentos e experiências que o seu público teve e criou do produto ou serviço que você oferece. Por isso, os logotipos, design dos produtos, estrutura dos serviços, e tantos outros pontos que dizem respeito à marca fazem parte de sua identidade. E mais, ela precisa ser única e seus consumidores devem identificá-la imediatamente ao vê-la!

Agora que já sabemos da importância da construção da identidade da marca para o negócio, você deve estar se perguntando, e depois?

Sua marca precisa ser gerida e a sua comunicação tem obrigação de refletir essa identidade!

Nessa etapa é importante lembrar que a gestão da comunicação também possui seus processos, que incluem planejar, implementar, monitorar e avaliar a comunicação do negócio com seus diversos públicos, que inclui clientes, funcionários, fornecedores entre outros.

E, somente é possível desenvolver estratégias de comunicação eficazes quando somadas ao uso de ferramentas e canais de comunicação adequados para atingir os objetivos de uma marca.

Quer saber mais sobre esse assunto?

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Acompanhe também aqui pelo Blog, em breve muitos outros conteúdos para te auxiliar nessa construção!

Empreendedorismo

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