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Invista no relacionamento com seu cliente 

Invista no relacionamento com seu cliente 

Você já pensou nas possibilidades de negócios que seu networking pode lhe trazer? E como investir no relacionamento com seus clientes pode melhorar sua performance comercial?

Philipe Kotler já defendia: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”, o que nos traz uma atenção especial para o planejamento das ações comerciais.

A maioria dos clientes que iniciam o trabalho de “Alinhamento de Base” na IC trazem para nossa equipe de gestão a dificuldade de acessar seus clientes e a necessidade de melhorar sua performance comercial. E, na maioria dos casos, o que é observado em suas ações e no planejamento da comunicação comercial da empresa é maior investimento na captação de novos clientes e pouca atenção no relacionamento com seus clientes de base, assim como na sua rede primária de contatos.

É muito comum as pessoas não se darem conta que grandes oportunidades podem surgir dos contatos que estão a seu alcance. 

Então vai ai uma dica: Inicie o ano sendo visto pelo seu cliente, até mesmo para aqueles que você não tem contato há algum tempo.

      • Crie ou atualize sua Planilha de Clientes. Importante constar nesta lista o último contato estabelecido, se foi efetivado algum negócio e acrescente uma coluna de observações para anotar as informações deste último contato.
      • Antes de entrar em contato com seus clientes, verifique seu histórico de contatos anteriores, e tenha em mãos informações relevantes deste para que conste no seu discurso. 
      • Programe um tempo do seu dia/semana para fazer esses contatos. Determine a quantidade que irá fazer e seja fiel a sua programação.

Promover uma cultura interna na empresa com foco no atendimento de excelência de seus clientes, buscando entender suas necessidades reais e, assim, criar soluções mais assertivas para atendê-los, é garantir o fortalecimento do seu comercial e a fidelidade dos seus clientes.

Então, mantenha ativo seu networking, invista nos seus clientes de base e estabeleça um real relacionamento com eles, SE IMPORTE e FAÇA A DIFERENÇA!

E lembre-se, eles serão os seus maiores e melhores divulgadores.

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