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Rotinas estratégicas para o negócio

Rotinas estratégicas para o negócio

PARTE 01: Planejamento, organização e equilíbrio

Você costuma planejar suas demandas de trabalho, mas não consegue cumprir os prazos estabelecidos? Ou inicia a semana com tudo super organizado e ao longo dos dias vai por água abaixo? Se isso acontece com você, deve imaginar que é impossível criar rotinas de formas estratégicas para melhorar o desempenho no trabalho. De fato, não tem como fazer isso contando apenas com a sorte, mas sim com planejamento!

Exercitar o planejamento é olhar, ao mesmo tempo, para a empresa e para o mercado, é pensar sobre o que você quer ser daqui a alguns anos. Quando se inicia o processo de planejamento nos negócios, é essencial não ignorar seu planejamento pessoal, pois ele será um reflexo desses objetivos. E quando se estabelece os objetivos de curto, médio e longo prazo, podemos criar as rotinas de forma estratégica para que esse planejamento se torne realidade. Afinal, sempre será mais fácil estabelecer rotinas quando sabemos o porquê delas!

Mas para cada tipo de empresa e perfil de empreendedor existem metas e desejos muito específicos, por isso, de forma geral, vamos dar 05 dicas para que você consiga adaptar algumas rotinas no seu dia a dia de forma prática nesse processo:

1. Planner e Checklist

O planner é uma ferramenta para darmos conta de todas as nossas metas de curto, médio e longo prazo, organizando de forma produtiva a rotina e dando uma visão geral das suas metas, compromissos e tarefas. Comprar ou desenvolver um modelo próprio para sua realidade é ideal para quem busca organizar e planejar a rotina com mais praticidade.

2. Organização de e-mails

É importante gerenciar bem os e-mails, principalmente para quem lida com fornecedores e clientes. Faça uso de categorias, isso facilita na visão geral os assuntos que precisam ser tratados com prioridade, por exemplo, e também facilita na busca de consultas futuras.

3. Planejando imprevistos

Não bloqueie toda sua agenda diária com demandas de trabalho, imprevistos podem ocorrer ao longo do dia e isso pode acabar com seu planejamento. O ideal é sempre dividir o dia em três partes, sendo: uma parte do dia planejado para as rotinas fixas, outra para demandas previstas do seu planner e a última para tarefas que surgirem inesperadamente. Deixando partes do seu dia em aberto, pode ocorrer de haver nenhum imprevisto possibilitando tempo para outras atividades profissionais ou pessoais.

4. Equilíbrio nas atividades

Analise a sua semana, identifique o fluxo de trabalho e inicie por aí. Se a segunda-feira for um dia cheio de reuniões ou de visitas aos fornecedores, a terça-feira deve ser um dia para ficar no escritório, pois você ficará com tarefas pendentes do dia anterior.

5. Planeje as pausas

É preciso ter disciplina nos negócios, mas também nos momentos de descanso! Defina um tempo, mesmo que de 15 minutos, e pense no que quer fazer com ele. Ter uma pausa para descansar ao longo do dia é importante para um bom rendimento, ou, se preferir, use esse tempo para responder as mensagens, ou navegar pelas redes sociais por exemplo.

 

Gostou dessas dicas? Estaremos trazendo uma série de conteúdos para te ajudar nesse processo de implementação de rotinas, então acompanhe nosso blog e nos conte como está sendo a implementação das suas!

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