Como usar hashtag e melhorar a sua estratégia

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Muito usada no Twitter, Facebook, Instagram e TikTok, a hashtag dominou as redes sociais com o objetivo de direcionar o usuário a uma determinada temática. Por isso, para compreender melhor para que serve e como utilizá-la de forma correta, confira este conteúdo que desenvolvemos para você.

O que é uma hashtag?

Basicamente as hashtags são marcações para separar as postagens por assuntos, para que os usuários possam encontrar o que procuram de forma simples, rápida e prática.

Pode ser uma palavra ou uma frase composta por letras e/ou emojis, que se escreve tudo junto (sem espaços) e que começa com o conhecido símbolo de “jogo-da-velha” (#).

Esse artifício pode ser utilizado pelos usuários como “grupos de pesquisa”, pois é possível seguir somente a hashtag, em vez de uma página específica.

E como usar?

É aí que entra o famoso símbolo da hashtag #!

O processo é simples: ao acrescentar uma hashtag em sua publicação, sua imagem vai automaticamente para o mesmo local que as outras fotos também legendadas com ela e, então, será facilmente encontrada quando a aquela hashtag for pesquisada. Você também pode clicar em uma hashtag e navegar pelas publicações que foram etiquetadas com a mesma tag. 

Devo pesquisar antes?

Não somente pesquisar, mas planejar! Antes de adicionar as hashtags a uma publicação nas redes você precisa primeiramente analisar o seu conteúdo e relacioná-lo a uma hashtag já existente e com um fluxo maior de postagens e seguidores.

Vamos a um exemplo prático: digamos que seja uma consultora de moda. Imagine que o seu potencial cliente tenha interesse em determinado assunto, como dica de moda, e siga a hashtag #dicasdemoda que tem mais de 2 milhões de publicações no instagram. Não adianta eu utilizar por exemplo #dicademoda, com a palavra no singular, que tem menos da metade de postagens.

No entanto, você também deve criar suas próprias hashtags, até porque uma das funções das hashtags é organizar e catalogar conteúdo. Utilize sua marca ou editoria, e comece a espalhar por todas as suas redes sociais. Outra forma interessante é lançar uma campanha com uma # para viralizar. Ou pedir para seus seguidores tirarem uma foto e postarem com a hashtag.

É possível alcançar novos públicos com o uso da hashtag?

Uma das formas que os usuários usam para encontrar informações de seu interesse é através das hashtags. Por isso é interessante sim usar hashtags relacionadas com os seus produtos ou serviços para aumentar seu alcance nas redes. É uma estratégia simples, gratuita e que pode te trazer novos seguidores bem estratégicos, já que se interessam pelos temas que sua marca é relacionada. 

Quais erros mais comuns?

Usar hashtags genéricas – colocar hashtags como #Amor, são hashtags tão genéricas que podem até gerar mais visibilidade nas publicações, mas também é provável que atraiam um tipo específico de seguidores desqualificados que não sejam do seu público real.

Não atualizar a seleção de hashtags – Se você quer continuar aumentando o número de seguidores, você precisa pesquisar com mais frequência o que os seus seguidores estão seguindo e o que chama a atenção deles.

Adicionar hashtags depois de ter publicado – É importante que as hashtags sejam adicionadas antes de apertar o botão de Publicar ou Compartilhar. Lembre-se de que o Instagram compartilha o seu conteúdo em tempo real e adicionar as hashtags depois de ter publicado elimina a oportunidade de que o conteúdo apareça em diferentes buscas.

Exagerar na quantidade de hashtags – É importante usar as hashtags com moderação, ao usar muitas hashtags nos posts do feed do Instagram por exemplo, não aumenta o engajamento, pelo contrário, pesquisas revelam exatamente o oposto. Por isso, aconselhamos a utilização de 05 hashtags por postagem, mesmo sendo permitidas até 30 seleções.

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