fbpx

O pequeno empreendedor está sendo bombardeado!

O pequeno empreendedor está sendo bombardeado!

Uma reflexão sobre os conteúdos e incentivos que estão chegando aos pequenos empreendedores:

Isso porque não é “só” a pandemia que está assolando os pequenos empreendimentos. Existe um imenso bombardeio de soluções mágicas, planejamentos em períodos recordes e retornos financeiros num piscar de olhos.

“Fature 4K em até 21D”; “Jornada 10K+: do zero ao arraste a tela”; “Tudo o que você precisa saber para triplicar suas vendas”; “Edite como um profissional com o smartphone”; “100K – 15 dicas para vender todos os dias no Instagram”; “como se destacar na indústria da comunicação”.

Foram 6 anúncios dentro de UM minuto de navegação pelo feed do Instagram. A cada 2 ou 3 postagens de pessoas da rede pessoal: BOOM, um anúncio.

Que a forma de pensar e colocar negócios na rua mudou, ninguém tem dúvida, as StartUps estão vindo com força para nos ensinar que alguns métodos estão obsoletos e isso é inquestionável. Mas até que ponto o pequeno empreendedor, ou o profissional autônomo passou a se tornar um alvo fácil de ataques dessas grandes soluções mágicas, e especializações com 5 aulas grátis online?! Até que ponto aumentar o faturamento e despertar o interesse de muitos clientes para sua empresa é saudável, se depois você dificilmente conseguirá atender a todos com qualidade e excelência sozinho, considerando que você tem que fazer 7 postagens semanais nas redes sociais, falar bem em público, fazer o balanço financeiro, apresentar orçamentos e por aí vai? 

Pensando não só para o seu negócio, mas também para sua vida pessoal, considerando que, para diminuir custos e triplicar lucros, você precisa saber tudo sobre marketing, redes sociais, funil de vendas, treinamento e motivação de equipes, desenvolvimento e inovação de produtos e serviços, e por aí vai a longa lista de cursos, e-books, aulas online, lives e etc. O pequeno empreendedor hoje está fadado ao discurso de que só terá sucesso se cumprir a longa lista de obrigações das mais variadas áreas de atuação de um negócio. Até que ponto isso faz sentido e até que ponto isso pode durar? 

Não são todas as ofertas e soluções que o mercado vem oferecendo que são inúteis ou totalmente utópicas, existem sim profissionais bons e éticos no mercado disponibilizando conhecimento e conteúdo de qualidade. Mas a linha entre saber e fazer tudo, e a insatisfação ou a sobrecarga profissional é muito tênue. O que ninguém fala é: o primeiro passo pode ser sim esse, saber um pouco de tudo e fazer tudo o que posso pela minha empresa, mas e depois? Quando já tenho um fluxo de entrada financeira, quando devo avançar nos próximos passos e encontrar o equilíbrio entre um negócio de sucesso e uma vida com qualidade, não correndo grandes riscos de acabar com minha empresa, ou pior, passar a odiar minhas atividades?

O ponto de equilíbrio deve ser identificar quando o negócio já ganhou a força que precisava para poder investir em profissionais de qualidade que possam assumir essas áreas de atuação de forma estratégica. É preciso discernir que, quando esse momento chegar, você não estará aumentando os custos da empresa, mas sim investindo para que ela cresça. Afinal, envolver profissionais especialistas nas áreas financeiras, rh, marketing e comunicação só tende a aumentar os resultados, além de aliviar as demandas que antes eram somente do gestor/diretor/proprietário permitindo que se envolva nas demandas que verdadeiramente lhe cabem. 

O que desejamos registrar aqui é que todo conhecimento é válido, saber um pouco de tudo sempre é bom, até para ter capacitações de debater com profissionais das áreas de especialidade, mas tenha cuidado para não se “afogar” se cadastrando em todas as aulas online, de ter que ler todos os e-books e executar tudo como obrigações pela pressão que o mercado está impondo como soluções mágicas para seu negócio, deve ser o seu ponto de alerta. O pequeno empreendedor pode sim crescer de forma gradual, responsável e equilibrada. Sempre terão as fases de maior envolvimento e entrega com noites de sono um pouco mais comprometidas, mas elas não precisam ser para sempre.

Te encorajamos a refletir sobre como anda seu negócio, onde você identifica que precisa ainda investir forças, ou se ele já tem estrutura suficiente para novos investimentos. Tudo com o intuito de te levar a uma vida pessoal e de negócios mais saudável.

Nenhum comentário encontrado.

Sorry, the comment form is closed at this time.